Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Estudantes realizam visitas técnicas no IF de Araguatins (TO)
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes realizam visitas técnicas no IF de Araguatins (TO)

Os estudantes puderam vivenciar atividades práticas em Araguatins (TO) e Imperatriz (MA) nos dias 4 e 5 de junho.
  • Com informações do Campus
  • publicado 13/06/2018 12h41
  • última modificação 13/06/2018 14h22

A atividade foi idealizada pelos professores Florisval Protásio e Luciana Nunes com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência prática dos temas abordados em sala de aula.

Estudantes do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Grajaú realizaram visita técnica nos dias 04 a 05/06, na cidade de Araguatins (TO), e no dia 06/06 em Imperatriz (MA). Em Tocantins, eles visitaram o IFTO – Campus Araguatins, e em Imperatriz a empresa Matsuda. A atividade foi idealizada pelos professores Florisval Protásio e Luciana Nunes com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência prática dos temas abordados em sala de aula.

Segundo o professor Florisval Protásio, como existem diversas técnicas para condução de uma atividade é importante que o aluno conheça a parte prática. “É importante que o aluno não só saiba quais as técnicas existentes, mas também como utilizá-las e quando utilizá-las e, caso necessário, realizar mudanças e adequações. Por meio da visita técnica o aluno visualiza o seu papel como profissional e cria conexões entre os seus conhecimentos e a realidade”, destacou.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as estruturas do IFTO – Campus Araguatins. Lá tiveram eles visitaram os setores de agroindústria, ovinocultura, bovinocultura de corte e leite, avicultura, piscicultura e suinocultura e aprenderam o que a rentabilidade que cada atividade dessa traz para o produtor, a viabilidade da produção e os sistemas e instalações mais adequados para cada um desses setores. “Por se tratar de um campus agrícola, com uma estrutura grande e diversificada, essa visita contribuiu muito para a complementação do conhecimento dos alunos não só de forma prática, mas também teórica, visto que outros professores da instituição somaram com novas informações”, declarou Luciana Nunes.

Para a aluna Shaynia Saboia, como o Curso Técnico em Agronegócio forma profissionais em gestão e comercialização na empresa rural é importante ter essa vivência. “É essencial que o estudante da área não se limite e conheça o campo e atividades envolvidas, se tornando apto a exercer a sua função com conhecimento ampliado em outras áreas. Isso foi algo importante que a visita técnica nos possibilitou vivenciar”, disse a estudante.

Na visita ocorrida na filial da Matsuda, os alunos do curso de Agronegócio subsequente tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa voltada para diversos setores agropecuários, como o de forrageiras, sementes de pastagens, suplementos minerais e proteicos para animais e mercado pet.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página