Página Inicial > Notícias > Estudantes realizam visitas técnicas no IF de Araguatins (TO)

Estudantes realizam visitas técnicas no IF de Araguatins (TO)

Os estudantes puderam vivenciar atividades práticas em Araguatins (TO) e Imperatriz (MA) nos dias 4 e 5 de junho.
  • Com informações do Campus
  • publicado 13/06/2018 12h41
  • última modificação 13/06/2018 14h22

Estudantes do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Grajaú realizaram visita técnica nos dias 04 a 05/06, na cidade de Araguatins (TO), e no dia 06/06 em Imperatriz (MA). Em Tocantins, eles visitaram o IFTO – Campus Araguatins, e em Imperatriz a empresa Matsuda. A atividade foi idealizada pelos professores Florisval Protásio e Luciana Nunes com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência prática dos temas abordados em sala de aula.

Segundo o professor Florisval Protásio, como existem diversas técnicas para condução de uma atividade é importante que o aluno conheça a parte prática. “É importante que o aluno não só saiba quais as técnicas existentes, mas também como utilizá-las e quando utilizá-las e, caso necessário, realizar mudanças e adequações. Por meio da visita técnica o aluno visualiza o seu papel como profissional e cria conexões entre os seus conhecimentos e a realidade”, destacou.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as estruturas do IFTO – Campus Araguatins. Lá tiveram eles visitaram os setores de agroindústria, ovinocultura, bovinocultura de corte e leite, avicultura, piscicultura e suinocultura e aprenderam o que a rentabilidade que cada atividade dessa traz para o produtor, a viabilidade da produção e os sistemas e instalações mais adequados para cada um desses setores. “Por se tratar de um campus agrícola, com uma estrutura grande e diversificada, essa visita contribuiu muito para a complementação do conhecimento dos alunos não só de forma prática, mas também teórica, visto que outros professores da instituição somaram com novas informações”, declarou Luciana Nunes.

Para a aluna Shaynia Saboia, como o Curso Técnico em Agronegócio forma profissionais em gestão e comercialização na empresa rural é importante ter essa vivência. “É essencial que o estudante da área não se limite e conheça o campo e atividades envolvidas, se tornando apto a exercer a sua função com conhecimento ampliado em outras áreas. Isso foi algo importante que a visita técnica nos possibilitou vivenciar”, disse a estudante.

Na visita ocorrida na filial da Matsuda, os alunos do curso de Agronegócio subsequente tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa voltada para diversos setores agropecuários, como o de forrageiras, sementes de pastagens, suplementos minerais e proteicos para animais e mercado pet.