Página Inicial > Notícias > Campus realiza 2º Seminário de Iniciação Científica

Campus realiza 2º Seminário de Iniciação Científica

Na ocasião, foram apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e alunos do campus
  • publicado 07/11/2019 11h55
  • última modificação 07/11/2019 12h12

Estudantes apresentaram projetos de pesquisa

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú – realizou, no último dia 30 de outubro, o 2º Seminário de Iniciação Científica. Na ocasião, projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e alunos do campus foram apresentados e discutidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Ao todo, 14 projetos foram apresentados nas áreas de Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Exatas e da Terra, Ensino e Linguística, Letras e Artes. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada, em grande parte, por mestres e doutores, que pôde fazer questionamentos e comentários a respeito dos resultados das pesquisas desenvolvidas no campus.

Os trabalhos mais bem avaliados foram premiados pela comissão organizadora, como uma forma de reconhecer a importância da pesquisa científica e da inovação para o desenvolvimento da instituição e do Centro-Sul maranhense.

Em 1º lugar ficou o projeto “Marginais do mundo Karaiw: produção de fronteiras, etnicidade Tenetehara e relações interétnicas através da BR 226”, apresentado pela aluna Natália Matias Vilar e orientado pela professora Maiana Roque da Silva Maia. Em 2º lugar ficou o projeto “Apropriações e sociabilidades urbanas em Grajaú – MA”, apresentado pelo professor Danniel Madson Vieira Oliveira, que também é orientador da pesquisa. Na 3º colocação ficou o trabalho “Etnociência Tenetehara e Ensino de Ciências e Matemática: a relação entre saberes tradicionais e conhecimentos científicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão”, apresentado pelo aluno Kaymã Lopes Cortez Guajajara e tem como orientador o professor José Leal Rodrigues.

Alunos e servidores prestigiam as apresentações

Os projetos que ficaram na 4º e 5º colocação receberam certificado de menção honrosa pelo desempenho no 2º SEMIC. Foram os trabalhos: “Entre água, terra e asfalto: estudos iniciais das transformações históricas entre a Chapada do rio e a Grajaú da BR 226”, apresentado pelas alunas Taylane Leite Lima e Giovanna dos Santos Silva e orientado pelo professor Danniel Madson Vieira Oliveira; e “Análise das condições de vida de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Grajaú/MA”, que foi apresentado pela aluna Elieuda Coelho Gomes e tem como orientador o professor Charles dos Santos.

Além das apresentações de trabalho, o 2º Semic contou com palestra e atividade artística. A servidora Maiana Roque da Silva Maia, professora de Filosofia do campus, proferiu a palestra intitulada “Conhecimento, ciência e sociedade: algumas reflexões filosóficas”. Já o grupo de teatro Mímesis, também do IFMA – Campus Grajaú, apresentou a peça “Vícios”, baseada na obra “O Mulato”, de Aluísio Azevedo.

O 2º SEMIC foi organizado pelo Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA – Campus Grajaú e por uma comissão formada por técnicos e docentes da instituição – professor Charles dos Santos (chefe do DPPGI), professora Gabriela Luz Pereira Moreira, professora Mara Regina de Sousa Matos Amorim, professora Rafaela Maria França Guimarães, professor Valber Pereira de Sousa Filho, professora Joseylza Lima Silva e o técnico-administrativo, Hamilton de Arruda Souza.