Página Inicial > Notícias > Campus Grajaú retorna às aulas em formato não presencial

Campus Grajaú retorna às aulas em formato não presencial

No dia 12 de agosto, as turmas de terceiro ano e subsequentes retornaram as atividades pedagógicas de forma remota. Auxílio Inclusão Digital está disponível a qualquer aluno que tiver dificuldade de acesso à internet.
  • publicado 13/08/2020 08h34
  • última modificação 14/08/2020 19h33

Após meses de discussão, preparação e consulta sobre as condições de acesso ao conteúdo digital, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Grajaú iniciou no dia 12 de agosto as atividades pedagógicas utilizando recursos tecnológicos como forma de mediação da aprendizagem. O retorno às atividades por meio do Ensino Remoto Emergencial foi possível mediante a portaria Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020 que estabelece as diretrizes para a realização de atividades pedagógicas não presenciais nos cursos presenciais do IFMA.

Um fator determinante para o retorno às aulas de forma remota, foi a criação da Comissão do Plano de Retorno às Atividades Acadêmicas e Administrativas (CEPRA); bem como a recente criação do Núcleo de Apoio Pedagógico aos discentes e à família, que é composto por integrantes da CEPRA e que dará suporte aos estudantes e familiares.

Após um breve período de atividades com as turmas do subsequente e terceiro ano, planeja-se estender as atividades não presenciais ao segundo e terceiro anos. No entanto, em virtude da situação de emergência e excepcionalidade provocada pela Covid-19, não há previsão de retorno a curto prazo das atividades presenciais para os estudantes.

Ressalta-se que, para atender aos alunos que não dispõem de internet, foi lançado o edital nº 21/2020, de 10 de agosto de 2020, que tem o objetivo de disponibilizar o Auxílio Inclusão Digital a qualquer aluno que tiver dificuldade de acesso à internet para acompanhar as aulas.

Também é importante que os pais e estudantes relatem qualquer dificuldade de acesso aos coordenadores dos cursos para que possamos ser planejadas estratégias que possibilitem o acesso à aprendizagem por todos os estudantes.

Contato da equipe de coordenadores dos cursos do IFMA Campus Grajaú

-Técnico em Administração: