Campus realiza atividade da campanha Maio Laranja
O campus do IFMA em Grajaú realizou em 18 de maio (quarta-feira) atividade da campanha Maio Laranja, reunindo especialistas e autoridades. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, ao qual a campanha busca dar visibilidade.
Organizada pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) do Campus Grajaú com o tema “Maio Laranja: Caminhos para Proteção e Prevenção”, o evento teve como finalidade contribuir e fortalecer o debate sobre a temática e contou com a colaboração de Yvelta Rêgo e Adriana Mayume, psicóloga e assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), além de Francinildo Vieira, presidente do Conselho Tutelar, e de Raphaell Aragão, promotor de Justiça do município de Grajaú.
Ressaltando a importância da realização da denúncia de casos de abuso e exploração cometidos contra crianças e adolescentes, o promotor de justiça Rafael Aragão ratificou que todos têm papel importante na proteção desse público. Já o conselheiro tutelar Francinildo Vieira destacou que o número de denúncias não representa 10% dos casos. Segundo ele, a razão da subnotificação ocorre por não se acreditar na vítima ou pela opção de defesa do abusador, que se trata de algum familiar ou conhecido na maior parte das vezes.
O evento oportunizou aos pais e alunos reconhecerem a relevância de combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, denunciando a confirmação ou suspeita de violência aos órgãos competentes sempre que observar os sinais desse tipo de violência.
Redes Sociais