Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias - PE > Campus recebe unidade da Fábrica de Inovação
Início do conteúdo da página Notícias

Campus recebe unidade da Fábrica de Inovação

Programação comemorativa ao aniversário do Campus também contou com a realização do programa Participa IFMA e entrega de donativos.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 24/08/2022 11h09
  • última modificação 26/08/2022 21h43

Servidores do Campus Grajaú e representantes de vários campi do IFMA estiverem presentes na entrega da Fábrica de Inovação da unidade

O Campus Grajaú do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) inaugurou, na sexta-feira, 19 de agosto, a 18ª unidade da Fábrica de Inovação da instituição. A solenidade, que ocorreu no auditório da unidade de ensino, integrou a programação em comemoração aos seis anos de implantação do Campus. Estudantes, dirigentes, servidores e autoridades dos poderes executivo e legislativo participaram do evento. Além da entrega da Fábrica, também foram realizados a edição local do Participa IFMA e a entrega de donativos arrecadados em gincana estudantil.

Integraram o dispositivo de honra do evento o Reitor do Instituto Federal do Maranhão, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o Diretor-geral do Campus Grajaú, Francisco Alberto Gonçalves; a Pró-Reitora de Administração, Lucimeire Amorim; o Prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; a Presidente da Câmara Municipal, Elany Santos Silva; representante da comunidade Quilombola Santo Antônio dos Pretos, a professora Sofia Santos; a  Diretora da Pesquisa do IFMA, Georgiana Eurides; a Diretora de Educação do IFMA, Márcia Araújo; o Diretor-Presidente da Fapema, André Santos; o Coordenadora da Fábrica de Inovação do Campus Grajaú, João Bandeira; o representante da Rede de Diretores do IFMA e Diretor-geral do Campus Codó, Wady Lima, e o representante do segmento estudantil Samuel Martins Milhomem, do curso integrado em Administração do Campus Grajaú.

Comunidade estudantil participou ativamente de toda programação comemorativa aos seis anos do Campus Grajaú.

Projeto Fábrica de Inovação

Unidade da Fábrica de Grajaú foi a 18ª a ser entregue à comunidade

 

Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem com principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) reais e da aplicação de técnicas científicas para a solução tecnológica dos mesmos. A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e de inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no IFMA.

Integrante do portfólio de projetos estratégicos do IFMA, a Fábrica de Inovação do Campus Grajaú é a 18º unidade a ser entregue. Também já possuem unidades da projeto os campi de São Luís – Monte Castelo, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Alcântara, Timon, Pinheiro, São José de Ribamar, Coelho Neto, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, Imperatriz, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Açailândia e Avançado Rosário, além de uma unidade móvel instalada em um contêiner.

No Campus Grajaú, os professores Genilson Vieira e João Bandeira já desenvolvem vários projetos em conjunto com estudantes.

Homenagens

Ao centro, a servidora Jayane Kelly de Oliveira, recebe placa de homenagem pela contribuição no processo de implantação do Campus Grajaú.

A solenidade celebrativa de aniversário do Campus e de entrega da Fábrica de Inovação teve ainda a realização de homenagens para personalidades, dirigentes e representantes institucionais que contribuíram com o processo de construção do Campus Grajaú. Foram homenageados o Reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira; o Diretor-geral do CEFET-MA e Reitor do IFMA  no período de 2004 a 2012, José Ferreira Costa; a servidora pioneira do Campus, Jayane Kelly Jacinta de Oliveira; o Prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Grajaú, Uvandson Silva; o gerente da unidade de Grajaú do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), André Veras; o Diretor-Presidente da Fapema, André Santos; o Superintendente Florestal da Aço Verde Brasil, Wallas Silva; a Diretora da unidade de Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Ana Rita Bezerra; e a Procuradora do Trabalho de Grajaú, Fernanda Maria Mauri Furlaneto.

Confira aqui as fotos dos homenageados

Participa IFMA

Campus também recebeu edição do Participa IFMA. Reitor do IFMA informou que a assinatura de Ordem de Serviço do Ginásio e início das obras é previsto para o segundo semestre de 2022. Também foi anunciado que a demanda da Usina Fotovoltaica entrará na próxima licitação conjunta do projeto.

Também no dia 19, no turno matutino, o Campus Grajaú recebeu a edição local do programa de gestão participativa – o Participa IFMA, pensado para Gestão 2020-2024 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  O objetivo é aproximar a gestão da Reitoria das atividades cotidianas dos campi, objetivamente, atuando em colaboração com a gestão local e o coletivo de servidores e estudantes.  O projeto é executado em 5 etapas: prospecção, pactuação, plano de ação, acompanhamento e feedback.

Apresentação das demandas dos segmento foi foi realizada pelo servidor João Santana e pela estudante Maria Vitória Santos Marinho, do integrado em Informática.

Na etapa da prospecção, a gestão do Campus realiza o levantamento de demandas junto aos servidores e estudantes. Na pactuação, etapa que ocorreu na sexta-feira, 19 de agosto, o Reitor e os Pró-Reitores se reúnem com os servidores e estudantes dos campi para receber, avaliar e encaminhar as ações. No plano de ação, a PROPLADI insere as demandas no módulo de gestão participativa no SUAP. No acompanhamento, os gestores e servidores do campus acompanham a execução no módulo de gestão participativa e no site. E no feedback, o Reitor e os Pró-Reitores se reúnem com o campus para dar um retorno das demandas pactuadas.

Em Grajaú, servidores e estudantes apresentaram as mesmas demandas. No segmento discente, em primeiro lugar ficou a demanda de um Ginásio Poliesportivo, seguido pela aquisição de Equipamentos e Insumos Laboratoriais e da Usina Fotovoltaica. Entre os servidores, a demanda mais apresentada foi a do Ginásio, sendo demandando ainda a necessidade de implantação de uma Usina Fotovoltaica e a aquisição de Equipamentos e Insumos Laboratoriais, respectivamente em segundo e terceiro lugar.

Nos encaminhamentos, o Reitor do IFMA informou que já está em curso a finalização das etapas do projeto de licitação do Ginásio Poliesportivo de Grajaú, além de outras unidades do IFMA, e que a previsão é que a assinatura da ordem de serviço para início das obras ocorra ainda no segundo semestre de 2022. Também foi anunciado que a demanda da Usina Fotovoltaica entrará na próxima licitação conjunta do projeto, que deverá contemplar também os campi de Timon, Barra do Corda, Imperatriz, Pedreiras e Bacabal.

Entrega de Donativos

Na parte da tarde da sexta-feira, servidores e estudantes se reuniram para entrega de donativos que foram arrecadados no Arraiá da Solidariedade e na Gincana Estudantil, eventos realizados nos meses de julho e agosto. As atividades, que foram coordenadas pelos servidores Vagner Professor, Guilherme Mota, Reyse Pegorini, Zaiama Silva Almeida e Isabela Torres, arrecadaram mais de 3 mil kg de alimentos não perecíveis, 4 mil peças de vestuário e 300 livros. Todo o material foi distribuído para entidades que realizam ações sociais em Grajaú e região, a exemplo das instituições Comunidade Quilombola Santo Antônio dos Pretos, Casa Irmãs Franciscana da Divina Misericórdia e Casa Terapêutica Mãe do Divino Amor.

Campus sediará edição 2022 do Universo IFMA e Encontro de Arte

Durante a programação do Participa IFMA e da Entrega da Fábrica de Inovação, o Reitor Carlos Cesar Teixeira informou que o Campus Grajaú irá sediar, entre os dias 22 e  25 de novembro, a edição 2022 do Universo IFMA e do Encontro de Arte. Ele também destacou que encaminhou, via Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis, aos cuidados do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, a solicitação que se discuta com as coordenações geral e locais do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) a viabilidade para que o evento em comemoração ao mês da Consciência Negra possa também ser realizado de forma conjunta em Grajaú. Essa decisão caberá ao Neabi.

Confira as fotos dos eventos comemorativos ao aniversário do Campus Grajaú

Participa IFMA

Encerramento da Gincana Estudantil

Entrega da 18ª unidade da Fábrica de Inovação

registrado em:
Fim do conteúdo da página