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Campus realiza Jornada de Assistência Estudantil

Evento pedagógico reuniu profissionais atuantes junto ao corpo discente nos campi do IFMA e em outras instituições de educação
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 12/09/2022 10h31
  • última modificação 12/09/2022 10h31

O campus do IFMA em Grajaú realizou nos dias 29 e 30 de agosto (segunda e terça-feira) a primeira edição da Jornada de Assistência Estudantil. Tendo como tema “Ampliando Olhares, Multiplicando Fazeres”, o evento foi promovido com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

A programação da 1ª Jornada incluiu palestras, oficinas, minicursos e mostra de trabalhos científicos, que proporcionaram um relevante espaço de debate e reflexões acerca da política de assistência estudantil na unidade de educação. Vários profissionais da assistência ao educando de diversos campi do IFMA participaram do evento, além da comunidade acadêmica do Campus Grajaú. Também marcaram presença profissionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus Grajaú) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Com a experiência de atuar há 11 anos na assistência estudantil do IFMA, a assistente social Tereza Talyta Moura tratou do trabalho do serviço social como parte da equipe multiprofissional e destacou a evolução ao longo dos últimos anos do trabalho desse segmento na instituição. A palestrante ressaltou a ética profissional e as possibilidades de atuação, afirmando que a nova política de assistência estudantil marca um momento de conquista e reafirmação da categoria, que possui um trabalho relevante no combate à evasão e promoção da permanência e êxito estudantil através do acesso a programas de assistência.

Sobre o trabalho multiprofissional, abordaram-se os limites e possibilidades da colaboração mútua que é possível ser feita entre as equipes que compõem a assistência estudantil, apontando alternativas de trabalho colaborativo e respeitoso.

Para os organizadores, o evento representa um marco histórico na trajetória da assistência ao educando do IFMA, pois constitui um espaço de socialização,  construção do saber e troca de vivências entre os profissionais e discentes envolvidos na assistência estudantil.

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