Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA Grajaú comemora sete anos de fundação
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA Grajaú comemora sete anos de fundação

Estudantes, servidores, gestores do Instituto e autoridades municipais e representantes da sociedade civil participaram da celebração de aniversário.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 31/08/2023 13h11
  • última modificação 31/08/2023 13h12

Os sete anos do IFMA – Campus Grajaú foram comemorados em cerimônia realizada no auditório da instituição com a participação de estudantes, servidores, gestores do Instituto, autoridades municipais e representantes da sociedade civil. Para marcar a data, houve o lançamento do “Astronomia no Sertão”. O projeto, que nasceu em 2019 no campus Grajaú, foi institucionalizado e agora será expandido para outras unidades do IFMA.

A celebração do aniversário iniciou com a participação da banda municipal Torquato Lima. Na sequência, ocorreu o lançamento do projeto e o aluno Davi Arruda declamou uma poesia de autoria da estudante Raíssa Alvarenga. Davi aproveitou o momento para compartilhar com o público a sua experiência no campus Grajaú. Ele disse que já tinha concluído o primeiro ano do Ensino Médio em uma escola no município, quando decidiu fazer a seleção para estudar em um curso integrado do IFMA. Caso fosse aprovado, ele sabia que teria que repetir o primeiro ano. “Lembro que muitas pessoas disseram que eu não deveria fazer isso porque iria perder um ano da minha vida. Mas segui com o meu plano. Fui aprovado, fiz a matrícula no IFMA e hoje posso dizer que essa foi a melhor decisão que eu tomei na vida. Aqui tive muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, por isso acredito que terei muitas outras por ter estudado nesta instituição”, avalia Davi Arruda.

O diretor geral do campus Grajaú, Francisco Alberto Gonçalves, comentou sobre a alegria de ouvir um depoimento como o do estudante Davi Arruda. “Estou no campus desde o início e a equipe de trabalho tem passado por muitos desafios. Porém, nós acreditamos no projeto de educação do Instituto, que já tem tido bons resultados e vai ampliá-los a longo prazo”, afirmou o diretor.

Para Carlos César Teixeira, a presença do IFMA em Grajaú fortalece a vocação universitária da cidade, que também possui campi da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “Essas instituições são nossas parceiras e com o apoio de outros órgãos como a Prefeitura e a Câmara Municipal, acredito que o IFMA tem contribuído com o desenvolvimento de uma educação inclusiva e diversa em Grajaú”, afirma Carlos César.

Como forma de agradecimento às instituições que têm apoiado o trabalho do IFMA no município, o Campus Grajaú entregou placas de homenagem à Prefeitura, à Secretaria de Educação Municipal, ao Sebrae e ao Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).

Além do reitor do IFMA e do diretor geral do campus, também participaram do dispositivo de honra da cerimônia de aniversário: o secretário de administração do município, Flávio Santos, representando a Prefeitura; a presidente da Câmara Municipal, Elany Jorge; a diretora da UEMA – Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra; o Pró-reitor de Ensino do IFMA, Maron Stanley; o Pró-reitor de Pós-graduação, Rogério Teles; o diretor de administração do IFMA, Danilo Guia; o coordenador geral do projeto “Astronomia no sertão”, Genilson Martins; a professora da UFMA, Daniely Gaspar, que faz parte do projeto; e a aluna Yorrana de Arruda, integrante do “Astronomia no sertão”.

Após a cerimônia, os participantes foram convidados para as atividades de observação dos astros e experiências imersivas que o “Astronomia no sertão” promoveu na Terra indígena Morro Branco à noite.

 

Fim do conteúdo da página