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Página Inicial > Especialização em Gestão e Desenvolvimento Regional
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Especialização em Gestão e Desenvolvimento Regional

publicado 14/07/2021 17h34 | última modificação 17/09/2021 14h46

    A Especialização em Gestão e Desenvolvimento Regional tem como área de concentração as Ciências Humanas e Sociais e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Gestão e Desenvolvimento Regional. O Curso busca congregar de maneira transversal e explícita as contribuições de diversas áreas, como Administração, Sociologia, Geografia, Ciências Agrárias. A relevância dessa especialização está em propiciar uma formação que articula no plano teórico múltiplas dimensões: gestão responsável, administração consciente, sustentabilidade, desenvolvimento, cultura, meio ambiente e agricultura, unindo seus desafios sociais bem como suas formas de intervenção técnica sobre a prática da gestão e do desenvolvimento regional.




Objetivos

Objetivo Geral

    Proporcionar uma compreensão humana e social das atividades de gestão e desenvolvimento regional com vistas à formação de pessoal qualificado para o exercício de uma prática profissional consciente, responsável e sustentável.

Objetivos Específicos

a) Propiciar a formação acadêmica qualificada de pessoal para o exercício da gestão e do desenvolvimento regional sustentável;
b) Incentivar a reflexão crítica sobre os temas atuais da gestão e do desenvolvimento regional;
c) Desenvolver as habilidades, competências e atitudes que permitam a atuação consciente e responsável;
d) Analisar os processos de interlocução entre o campo da gestão e do desenvolvimento local como elementos de promoção social.


Público Alvo

    Portadores de diplomas de graduação plena nas diferentes áreas do conhecimento, reconhecidos pelo Ministério da Educação, com pretensões de atuar como gestores de órgãos públicos, empresas privadas e do terceiro setor ou na promoção do Desenvolvimento Regional.


Linhas de Pesquisa

Gestão

    Abrange as práticas voltadas a melhor disponibilização e uso dos recursos materiais e imateriais das organizações, sejam elas públicas ou privadas, partindo da tomada de decisão como ponto chave para a busca do diferencial.

Desenvolvimento Regional

    Compreende o conjunto de planos, metas e ações regionais destinadas a determinado território socioeconomicamente menos desenvolvido buscando a promoção do crescimento, através da disponibilização de bens e serviços básicos em condições de acesso razoável para toda a população.


Colegiado

Prof. Me. Pablo Gomes
Presidente

Profa. Me. Maiâna Silva Maia
Presidente substituta


Coordenação

Prof. Me. Pablo Gomes
Contato: gdr.grajau@ifma.edu.br


Vice-Coordenação

Profa. Me. Maiâna Silva Maia


Infraestrutura

    O Campus Grajaú possui 11 salas de aula climatizadas, 6 banheiros, 6 banheiros com acessibilidade, 2 laboratórios de informática, biblioteca, auditório climatizado, lanchonete, refeitório, praça de alimentação, restaurante, 2 áreas de convivência e 2 vestiários.






Grade Curricular

COMPONENTE CURRICULARCH TOTAL
FUNDAMENTOS
Teorias da Gestão e do Desenvolvimento Regional30h
Metodologia Científica30h
Técnicas de Pesquisa Social30h
Estatística Aplicada30h
GESTÃO
Desenvolvimento Humano e Relações de Trabalho30h
Gestão das Cadeias Socioprodutivas e Empreendedorismo30h
Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional30h
Gestão de Projetos Sociais30h
Gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação30h
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável30h
Tópicos Especiais em Gestão30h
Desenvolvimento Regional
Agricultura Familiar e Sustentabilidade30h
Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável30h
Sociologia do Desenvolvimento30h
Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento30h
Capital Cultural e Desenvolvimento Regional30h
Desenvolvimento Regional na Perspectiva de Gênero30h
Tópicos Especiais em Desenvolvimento Regional30h
PESQUISA E TCC
Seminários e Projetos I30h
Seminários e Projetos II30h
Trabalho de Conclusão de Curso120h


Oferta de Disciplinas

2021.2

Teorias de Gestão e Desenvolvimento Regional
Prof. Me. Pablo Gomes

Metodologia Científica
Profa. Esp. Mara Regina de Sousa Matos

Técnicas de Pesquisa Social
Profa. Me. Maiâna Roque da Silva Maia

Estatística Aplicada
Profa. Me. Naryanne Rodrigues Peraro


Orientação

    Todo estudante aprovado e matriculado terá a orientação de um professor associado a Especialização em Gestão e Desenvolvimento Regional. Compete ao orientador, dentre outras tarefas, assistir o estudante na elaboração e execução de seu projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso, supervisionar o estudante na organização de seu plano de estudo, bem como assisti-lo ao longo de sua formação.

    O número de vagas de cada processo seletivo são 20 vagas para professores da linha de gestão e 20 vagas para professores da linha de desenvolvimento regional. A indicação das orientações será feita em reunião com o colegiado e os professores e em seguida divulgada aos alunos aprovados.


Horário das aulas

Segunda-feira a sexta-feira: Noturno
Sábado: Matutino e vespertino



Link para envio de documentação retificada, para candidatos com documentação indeferida.

    Processo Seletivo 2021.2 de ingresso no Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão e Desenvolvimento Regional do IFMA/Campus Grajaú.

Edital nº 49/2021 – De 12 de agosto de 2021 – Especializaçao em Gestão e Desenvolvimento Regional

    As inscrições serão realizadas no período das 08h00min do dia 16 de agosto de 2021, até as 23h59min do dia 30 de agosto de 2021, de forma on-line, via formulário eletrônico, ou de 08h00min, do dia 16 de agosto de 2021, até às 18h00min do dia 30 de agosto de 2021, de forma presencial no IFMA, Campus Grajaú, localizado no endereço: Rodovia BR-226, s/n, Bairro Vila Nova, Grajaú (sen.do Barra do Corda), em dias úteis e horário comercial.




Charles dos Santos

       É formado em Ciências Sociais (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com trabalho de conclusão de curso sobre os impactos da atividade canavieira na saúde de cortadores de cana. Fez mestrado em Sociologia (2013) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com dissertação sobre a socialização laboral dos trabalhadores canavieiros do interior alagoano; e doutorado em Sociologia (2017) na mesma instituição, defendendo tese sobre o trabalho canavieiro e o Programa Bolsa Família (PBF) na região norte do estado de Alagoas. O resultado da pesquisa de doutorado foi publicado em livro pela FAPEAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos no ano de 2017, o qual tem como título A construção social do meia sola: trabalho, pobreza e o Programa Bolsa Família na Zona da Mata Canavieira de Alagoas. Atualmente é professor de Sociologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Campus Grajaú; e professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Educação Ambiental da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Grajaú. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Raça, Desigualdades e Políticas Públicas (GEPERPP), do Instituto Federal do Maranhão. Integra o Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade (NUESTRA),vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e é, ainda, membro titular do Conselho Diretor do IFMA – Campus Grajaú, como representante dos docentes; e consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. É um dos autores e organizadores do livro A pele alvo: discussões sobre racismo,cultura e protagonismo social negro (no prelo). Como pesquisador nas áreas de políticas públicas e relações étnico-raciais participou como entrevistado no podcast Acontece em Alagoas, da CBN Maceió, e do Programa Aldeias e Quilombos, da rádio Frei Caneca FM do Recife. Já participou como formador e palestrante em jornadas pedagógicas das redes municipal e estadual em Grajaú/MA. Entre os anos de 2018 e 2021 chefiou o Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI) do IFMA – Campus Grajaú. Entre os anos de 2019 e 2021 exerceu a função de vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMA – Campus Grajaú. Atua nas seguintes áreas: trabalho, pobreza, programas sociais, desigualdades sociais, educação, política, ciência e tecnologia.

Formação Acadêmica

2013-2017Doutorado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A construção social do meia sola: trabalho, pobreza e o Programa
Bolsa Família na Zona da Mata Canavieira de Alagoas.
Orientador: Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho.
2011-2013Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: De pai para filho: um estudo da produção antroponômica do
trabalhador canavieiro alagoano.
Orientador: Profa. Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva.
2021Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica.
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
2007-2011Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A dor que brota do eito: um estudo da relação saúde-enfermidade
no corte de cana em Alagoas.
Orientador: Profa. Dra. Alice Anabuki Plancherel.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Programas de Transferência de Renda; Renda Básica de Cidadania; Agricultura Familiar; Trabalho; Direitos Sociais; Relações Étnico-Raciais; Tecnologia e Desenvolvimento Social.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4736477447714245


Dhiogo Rezende Gomes

     Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG). É Professor de História do Instituto Federal do Maranhão – IFMA (Campus Grajaú), onde é membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena – NEABI, sendo o primeiro coordenador no campus (Gestão 2017-2018). É professor colaborador da Pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (Campus Grajaú). Atuou como professor formador no projeto Saberes Indígenas na Escola do MEC, direcionado a professores indígenas da educação básica, coordenado pela rede de universidades UFMA-UFT-UFG. Integra a equipe editorial da Revista Fronteiras Plurais do IFMA (Campi Imperatriz e Grajaú). É membro do Coletivo de Antropologia das Resistências e Ontologias Ambientais – CAROÁ da UFG. Interesses de pesquisa: Relações étnico-raciais; Temática Indígena no Ensino de História; Educação Escolar Indígena; História Indígena e do Indigenismo – Povos Indígenas e Regime Civil-Militar (1964-1985); Povos Indígenas em contato com grandes obras e projetos desenvolvimentistas.

Formação Acadêmica

2019Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: AS MARGENS VÃO À LUTA: conflito e resistência tentehar nas relações da T.I Cana Brava/Guajajara com a BR 226 no Centro-Sul do Maranhão.
Orientador: Suzane de Alencar Vieira.
2014-2016Mestrado em Mestrado em Ensino de História.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: ME IXUJARENH – Ausência, presença e busca: o Ensino de História
na Escola Indígena Tekator do povo panhi – Apinajé,
Orientador: Cleube Alves da Silva.
2012-2013Especialização em Ensino de História do Brasil: Cultura e Sociedade.
Instituto de Ensino Superior Franciscano, IESF, Brasil.
Título: REGIME MILITAR NO BRASIL: REFLEXOS DA DITADURA NO ÂMBITO
SÓCIO RELIGIOSO CRISTÃO NO BICO DO PAPAGAIO.
2012-2013Aperfeiçoamento em História e Cultura dos Povos Indígenas.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: Apinajés: diferentes, mas iguais.
Orientador: Prof. Me. Marta Virginia de Araujo Batista Abreu.
2003-2008Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temática de Interesse
Teorias críticas ao desenvolvimento; Relação dos povos indígenas com o desenvolvimentismo.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1289821996409897


Gabriela Luz Pereira Moreira

        Possui graduação em Engenharia Agronômica; mestrado e doutorado em Agronomia, Área de Concentração em Fitotecnia, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Atualmente, é Professora EBTT no IFMA, Campus Grajaú. Tem experiência nas áreas de Experimentação Agropecuária e Agronomia, com ênfase em manejo e tratos culturais da cultura da mandioca.

Formação Acadêmica

2012-2016Doutorado em Doutorado em Agronomia.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Sistemas de produção de mandioca na região Sudoeste da Bahia.
Orientador: Anselmo Eloy Silveira Viana.
2009-2011Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Intervalo entre podas em mandioca.
Orientador: Anselmo Eloy Silveira Viana
2003-2008Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temática de Interesse

Agronomia; Fitotecnia; Mandiocultura; Agricultura Familiar.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1437684071011546


Isabela Cristina Torres e Silva Souza

        Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com ênfase em Memória, Discursos e Narrativas. Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Interpretação de Textos, e no Ensino de Língua Inglesa. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI – IFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Raça, Desigualdades e Políticas Públicas – GEPERPP. Atualmente, tem voltado seus estudos para os aspectos culturais e educacionais diversos da comunidade indígena Guajajara da região de Grajaú – MA.

Formação Acadêmica

2016-2018Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: De Tupã a Jesus: a influência do cristianismo entre os Guajajara da aldeia Bacurizinho – Grajaú/MA (1949-2017).
Orientador: José Alves Dias.
2014-2015Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa.
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
Título: Gêneros Textuais: Uma proposta para o Ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio.
Orientador: Joás Moraes dos Santos.
2005-2009Graduação em Letras – Inglês.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: O Gótico e a Representação Sobrenatural em O Morro dos Ventos Uivantes.
Orientador: Edna Souza Cruz.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Povos indígenas; Memória; Cultura; Feminismo; Interpretação de Texto.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9453298089433395


Josilda Cavalcante Amorim Damasceno

        Possui graduação em Engenharia Agronômica (2009), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Mestrado (2011), Doutorado (2014) e Pós-Doutorado (2017) em Ciências Agrárias (UFRB), na área de Fitotecnia e linha de pesquisa Bioecologia e Manejo de Artrópodes e Micro-organismos de Importância Agrícola. Fez parte do grupo de pesquisa Biotecnologia Microbiana Aplicada à Agricultura (UFRB). Faz parte do grupo de pesquisa Agronegócio e produção animal sustentável, no IFMA Grajaú. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Fitopatologia, Microbiologia e Nematologia, atuando nos seguintes temas: aproveitamento de resíduos orgânicos, controle biológico e alternativo de nematoides, promoção de crescimento de plantas por fungos e actinobactérias. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Grajaú, área: Ciências Agrárias/Agricultura.

Formação Acadêmica

2011-2014Doutorado em Ciências Agrárias.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Título: Streptomyces spp. e resíduo de sisal no crescimento do tomateiro e
controle da meloidoginose.
Orientador: Ana Cristina Fermino Soares.
2009-2011Mestrado em Ciências Agrárias.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Título: Actinobactérias na promoção de crescimento e controle de
Meloidogyne javanica em mudas de tomateiro.
Orientador: Ana Cristina Fermino Soares.
2003-2008Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Título: Alternativas orgânicas no manejo de pragas em fruteiras tropicais
para agricultura familiar.
Orientador: Cecília Helena Silvino Prata Ritzinger.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Agroecologia no Brasil; Princípios de agroecologia; Agroecologia e agricultura orgânica; A crise ecológica e a busca da sustentabilidade; Desenvolvimento rural sustentável.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6386539048156503


Maiâna Roque da Silva Maia

        Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em filosofia política e licenciada em Filosofia na mesma universidade. Atualmente é professora no Instituto Federal do Maranhão, Campus Grajaú e membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI. Tem trabalhado com os temas: sociedade e natureza, questões étnico-raciais, filosofia e psicanálise.

Formação Acadêmica

2012-2014Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Reserva Extrativista de Tauá-Mirim: uma etnografia dos conflitos ambientais.
Orientador: Horácio Antunes de Sant’ Ana Júnior.
2019Especialização em Teoria Psicanalítica.
Faculdade Laboro, LABORO, Brasil.
2008-2009Especialização em Curso de Especialização em Filosofia Política.
Departamento de Filosofia/UFMA, DEFIL/UFMA, Brasil.
Título: Justiça e Solidariedade em Habermas.
Orientador: Prof. Ms. Maria Celeste Miranda Pinheiro.
2006-2012Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: O paradigma da comunicação: notas preliminares para uma
compreensão da filosofia habermasiana.
Orientador: Maria Olília Serra.
2003-2007Graduação em Turismo.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Sociedade e Natureza: um estudo sobre a comunidade de Santana dos Pretos, Alcântara – MA.
Orientador: Prof. Dr. Horácio Antunes de Sant’ Ana Júnior.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9574533076059120


Mara Regina de Sousa Matos Amorim

        Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2008), com pós-graduação em Gestão da Educação Pública (UFJF) e em Educação Ambiental e Sustentabilidade (UNINTER). Atualmente, é professora EBTT/Educação do quadro de docentes do IFMA/Campus Grajaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e Sistemas e Planejamento e Avaliação Educacional.

Formação Acadêmica

2009-2010Especialização em Gestão em Educação Pública.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: O projeto político pedagógico como instrumento de gestão democrática.
Orientador: Jamille Mara Galeno.
2003-2008Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: As implicações da cultura organizacional e do projeto político-pedagógico na gestão escolar.
Orientador: Edinólia Portela Gondim.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Ciência e Desenvolvimento; Desenvolvimento Regional e Educação.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9422871069543811


Naryanne Rodrigues Peraro

         Possui graduação em Matemática pela Universidade de Rio Verde (2006) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Estatística Descritiva e Sistema de Energia Elétrica.

Formação Acadêmica

2008-2010Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Estudo do Efeito dos Transformadores de Relação de Transformação Variável sobre a Capacidade de Sincronização Intermáquinas.
Orientador: Laurence Duarte Colvara.
2018-2018Aperfeiçoamento em Raciocínio Lógico.
Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP, Brasil.
2002-2006Graduação em Matemática.
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.

Linha de Pesquisa
Gestão

Temáticas de Interesse
Métodos quantitativos para gestão; Pesquisa Estatística para acesso aos dados referente a Desenvolvimento Regional; Modelagem de Coeficiente balizador de desenvolvimento.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4154972210770425


Neilson Pereira Ribeiro

Atualmente é professor de informática no Instituto Federal do Maranhão Campus Grajaú; Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2012), pós-graduação em Informática (Faculdade Internacional Signorelli – 2017) e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2020).
Formação Acadêmica

2017-2020Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Avaliação dos serviços públicos ao município de Teresina
disponibilizados por meio do E-GOV.
Orientador: Monica Franchi Carniello.
2016-2017Especialização em Informática.
Faculdade Internacional Signorelli, FISIG, Brasil.
Título: Estudo de caso do algoritmo de criptografia assimétrica RSA.
Orientador: Dr. Paulo Marcio Freire.
2008-2012Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação.
Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.
Título: Modelagem sistema de monitoramento indoor utilizando redes de sensores sem fio.
Orientador: Msc. Francisco Luciani de Miranda Vieira.

Linha de Pesquisa
Gestão

Temáticas de Interesse
Informática; Redes de sensores sem fio; Modelagem de Software; E-Gov.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1996739105495408


Pablo Gomes

     Doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Design Instrucional para EaD (FACEL) e Docência em Biblioteconomia (UnyLeya). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2016) e Administração de Empresas pela Faculdade JK – Anhanguera (2010). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Administração no Instituto Federal do Maranhão. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMA – Campus Grajaú e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Raça, Desigualdades e Políticas Públicas (GEPERPP), linha de pesquisa Organização Social do Conhecimento.

Formação Acadêmica

2019Doutorado em andamento em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Construção de Tesauros em Contextos de Complexidade Cultural,
Social e Política (título provisório).
Orientador: Maria Guiomar da Cunha Frota.
2017-2019Mestrado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Linguagem Documentária para Organização do Conhecimento no Domínio da Justiça de Transição.
Orientador: Maria Guiomar da Cunha Frota.
2020-2020Especialização em Docência em Biblioteconomia.
Faculdade Unyleya, UNYLEYA, Brasil.
Título: Projeto de intervenção na prática docente em Biblioteconomia: o ensino de técnicas de pesquisa qualitativa baseada em problemas.
Orientador: Róbison Gonçalves de Castro.
2016-2017Especialização em Design Instrucional para EaD.
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: Design Instrucional do Curso de Qualidade no Atendimento em Biblioteca.
Orientador: Sílvia Mara dos Santos.
2013-2016Graduação em Biblioteconomia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A qualidade na representação temática da informação de atos normativos no âmbito da vigilância sanitária.
Orientador: Virginia Bentes Pinto.
2007-2010Graduação em Administração de Empresas.
Faculdade JK – Anhanguera, FAC. JK, Brasil.
Título: A transferência de conhecimentos por meio do DCVISA, ferramenta gerida pelo Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Orientador: Roberta Labanca Oliveira Marques.

Linha de Pesquisa
Gestão

Temáticas de Interesse
Estudos Críticos em Administração; Empreendedorismo e marketing Social; Diversidade e Trabalho; Desenvolvimento Organizacional; Gestão Pública; Políticas Públicas; Gestão Sustentável; Gestão de Bibliotecas e Instituições Culturais; Gestão da Informação e do Conhecimento; Acesso à Informação; Competência em Informação; Educação a Distância; Design Instrucional.
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3424897902359414


Raimundo Nonato Lima da Silva

    Administrador (CRA-MA nº 5152). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CESI 2011) . Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação Santa Terezinha – Curso Especial de Formação Pedagógica (FEST/CEFOP). É pós_graduado (Lato Sensu) em História pela Faculdade de Tecnologia Antonio Propício Aguiar Franco. Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFMA_2014). Professor EBTT do IFMA Campus Grajaú.

Formação Acadêmica

2012-2014Especialização em Especialização em Educação de Direitos Humanos.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Direitos Humanos e respeito às diversidades: construção de uma proposta de educação para a paz na Escola Henrique de La Roque (TCC).
Orientador: Maria do Socorro Sousa de Araújo.
2006-2011Graduação em Administração.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: A importância do capital de giro na tomada de decisão nas micro, pequena e médias empresas varejistas de Imperatriz.
Orientador: Antonio Lucena Pereira Neto.
2001-2004Graduação em Curso Especial de Formação Pedagógica.
Faculdade de Educação Santa Terezinha, FEST, Brasil.
Título: Diálogo como mediador da aprendizagem.
Orientador: Maria das Graças Pereira Bezerra.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Dinâmicas socioeconômicas no território; Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7210096247690184


Renata Cristina Araújo Borges Gonçalves

    Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí-UFPI e Bacharelado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação. Especialização em Língua Portuguesa e Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri–URCA. Atualmente é professora de Administração – EBTT do Instituto Federal do Maranhão-Campus Grajaú e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado Profissional em rede – PROFEPT; Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Formação Acadêmica

2021Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2007-2008Especialização em Especialização em Língua Portuguesa/Arte Educação.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: A Importância da Leitura para formação de Cidadãos Críticos.
Orientador: Edson Soares Martins.
C2006-2014Graduação em Bacharelado em Administração.
Faculdade Latino Americana de Educação, FLATED, Brasil.
Título: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Um Estudo sobre as Influências e Impactos nas Organizações.
Orientador: Viviane Holanda Barros Carvalhedo.
2002-2006Graduação em Letras – Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Linha de Pesquisa
Gestão

Temáticas de Interesse
Gestão de Pessoas; Relações Humanas e Interpessoais; Logística.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6890776040868296


Roseana Penha de Sá Ramos

    Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA (2013). Especialista em Gestão Pública e Financeira pela Faculdade Evangélica do Meio Norte FAEME (2015) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Foi gerente administrativa da Empresa Gomes Pneus; servidora pública federal na carreira de Técnico Administrativo em Educação (TAE) no cargo de assistente em administração na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Atualmente é Professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Codó, na carreira de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT).

Formação Acadêmica

2017-2019Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Caracterização da cadeia principal do gesso no município de Grajaú(MA).
Orientador: Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira.
Coorientador: Marcela Barbosa de Moraes.
2013-2015Especialização em Gestão Pública e Financeira.
Faculdade Evangélica do Meio Norte, FAEME, Brasil.
Título: Liderança em gestão em saúde.
2009-2013Graduação em Administração.
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.

Linha de Pesquisa
Gestão

Temáticas de Interesse
Gestão de Pessoas; Gastão Pública; Arranjos Produtivos Locais; Gestão das Cadeias Produtivas; Aglomerações Produtivas; Políticas Públicas de indução ao Desenvolvimento Regional.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2275011133687576


Simone Cristina de Oliveira Silva

    Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Suas Temáticas de Interesse estão norteadas na Geografia Física, trabalhando com Geomorfologia; Análise e Educação ambiental; Risco e Vulnerabilidades Socioambientais; Ensino de Geografia e áreas afins. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Maranhão, onde é vinculada ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Raça, Desigualdades e Políticas Públicas (GEPERPP).

Formação Acadêmica

2008-2011Mestrado em Geografia (Conceito CAPES 6).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Evolução Geoambiental do Complexo da Ponta D’areia em São Luís-MA.
Orientador: Marta Celina Linhares Sales.
2020Especialização em andamento em Geoprocessamento.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002-2007Graduação em GEOGRAFIA.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: O uso de recursos táteis no ensino de Geografia.
Orientador: Alexandre Vítor de Lima Fonsêca.

Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Regional

Temáticas de Interesse
Gestão Ambiental; Sociedade e Ambiente; Territórios; Vulnerabilidade Socioambiental.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2795740007961144


Zaiama Karla da Silva Almeida

    Possui graduação em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (2007). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão. Especialista em Direito Tributário e Gestão Pública. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente no seguinte tema: empreendedorismo.

Formação Acadêmica

2021Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
Orientador: Paula Francineti de Araújo Tavares.
2018-2019Especialização em Gestão Pública.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: PLANO MAIS IDH E SUA OPERACIONALIZAÇÃO: um relato de experiência sobre o município de Santa Filomena.
Orientador: Perla Berwanger.
2013-2016Especialização em direito Tributário.
Faculdade Unyleya, UNY, Brasil.
Título: A Distribuição do ICMS aos municípios frente à carta constitucional: Um estudo dos efeitos e da realidade social.
Orientador: Marcio Moreira Leal.
2004-2007Graduação em Administração.
Associação Internacional de Educação Continuada, AIEC, Brasil.
Título: Plano de negócio.

Linha de Pesquisa
Gestão

Temáticas de Interesse
Empreendedorismo; Empreendedorismo Feminino; Empresas Familiares; Políticas Públicas no âmbito da Agricultura Familiar; Gestão de Empreendimentos; Marketing como apoio na gestão de empreendimento.

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9152662205143750





Formulário de Marcação de Banca de TCC
Formulário de Aproveitamento de Estudos
Formulário de Autorização da Publicação do TCC online;
Formulários de Cadastro de Coorientador
Formulários para Mudança de Orientador
Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Modelo de TCC
Normas Regulamentares para Apresentação do TCC

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