Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > 3º Seminário de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

3º Seminário de Iniciação Científica

publicado 15/02/2021 12h22 | última modificação 01/03/2021 12h33

O Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) tem como objetivo a apresentação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica oriundos dos Programas PIBIC, PIBITI e PIVICT aprovados em editais da PRPGI e desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários na vigência 2019/2020.

Nesta página você encontra as informações consolidadas do 3º Seminário de Iniciação Científica (3º SEMIC) do Campus Grajaú do Instituto Federal do Maranhão.

PROGRAMAÇÃO DO 3º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFMA – GRAJAÚ
TERÇA-FEIRA – 23/02/2021
MANHÃ
HORÁRIO ATIVIDADE PARTICIPANTES PLATAFORMA
9h – 9h30 ABERTURA DO 3º SEMIC Francisco Alberto Gonçalves Filho (Diretor Geral)
Mara Regina de Sousa Matos Amorim
(DDE)
Jorcelyo Alencar Lima
(DAP)
Charles dos Santos
(DPPGI)
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube
9h30 – 11h PALESTRA MAGNA
Ciências no Campus: a importância da Pesquisa e Inovação no Ensino Médio
Profa. Dra. Liliane Barbosa Amorim
(IFMA – Itapecuru-Mirim)
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube
TARDE
14h30 – 15h APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 1:
“Astrofotografia no sertão de Grajaú”
Tifhany Kauany Dias De Freitas
Orientador: Genilson Vieira Martins
Sala no Google Meet
15h10 – 15h40 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2:
“Cozinha solar experimental: construção, análise de desempenho de fogões e fornos solares produzidos com materiais alternativos e de baixo custo”
Karina da Silva Santos
Orientador: Genilson Vieira Martins
Sala no Google Meet
15h50 – 16h20 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 3:
“Os elementos químicos e as cores do universo”
Thássia Leandro Araújo Silva
Orientador: Genilson Vieira Martins
Sala no Google Meet
16h30 – 17h APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 4:
“A educomunicação no processo de ensino-aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú”
Victor Ivo Sousa de Freitas
Orientadora: Zaiama Karla da Silva de Almeida
Sala no Google Meet
QUARTA-FEIRA – 24/02/2021
MANHÃ
HORÁRIO ATIVIDADE PARTICIPANTES PLATAFORMA
9h – 9h30 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 5: “AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual” Antoniel Brito Andrade
Orientador: Genilson Vieira Martins
Sala no Google Meet
9h40 – 10h10 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 6:
“Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos”
Genilson Vieira Martins Sala no Google Meet
10h40 – 11h10 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 7:
“O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento”
Kaylany Sousa da Silva
Orientador: Charles dos Santos
Sala no Google Meet
TARDE
14h – 14h30 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 8:
“O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho”
Hyan Henrique Sampaio de Oliveira
Orientadora: Joseylza Lima Silva
Sala no Google Meet
15h – 16h30 PALESTRA:
Protagonismo da população negra na produção de saberes”
Profa. Dra. Cidinalva Silva Câmara Neris
(UFMA)
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube
16h30 – 17h PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS Comissão Organizadora Canal do IFMA – Grajaú no YouTube
17h – 17h30 ENCERRAMENTO DO 3º SEMIC Francisco Alberto Gonçalves Filho (Diretor Geral)
Mara Regina de Sousa Matos Amorim
(DDE)
Jorcelyo Alencar Lima
(DAP)
Charles dos Santos
(DPPGI)
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube


PROJETOS A SEREM APRESENTADOS NO 3º
SEMIC

Projeto Coordenador (a) Área
1 Astrofotografia no sertão de Grajaú Genilson Vieira Martins Astronomia (Ciências Exatas e da Terra)
2 Cozinha solar experimental: construção, análise de desempenho de fogões e fornos solares produzidos com materiais alternativos e de baixo custo Genilson Vieira Martins Física (Ciências Exatas e da Terra)
3 Os elementos químicos e as cores do universo Genilson Vieira Martins Astronomia (Ciências Exatas e da Terra)
4 A educomunicação no processo de ensino-aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú Zaiama Karla da Silva de Almeida Comunicação (Ciências Sociais Aplicadas)
5 AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual Genilson Vieira Martins Física (Ciências Exatas e da Terra)
6 Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos Genilson Vieira Martins Física (Ciências Exatas e da Terra)
7 O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento Charles dos Santos Sociologia (Ciências Humanas)
8 O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho Joseylza Lima Silva Letras (Linguística, Letras e Artes)

Comissão Organizadora do 3º SEMIC

Charles dos Santos (Presidente)
Denilson Silva de Vasconcelos
Hamilton de Arruda Souza
José Leal Rodrigues
Leandro Mourão Ceretta
Max Diego Cruz Santos
Paulo Henrique Leal de Sousa
Raimundo Nonato Lima da Silva
Renata Cristina Araújo Borges Gonçalves
Simone Cristina de Oliveira Silva
Tharcila Sousa Brito
Wandson Mendes Pessoa
Zilner Callera

Resultados das Premiações

RESUMO DAS NOTAS PARA PREMIAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO 1° NOTA 2° NOTA 3° NOTA NOTA FINAL
“Astrofotografia no
sertão de Grajaú”
9,1 7,9 8,5
“Cozinha solar
experimental:
construção, análise de
desempenho de fogões e fornos solares produzidos com materiais alternativos e de baixo custo”
8,8 7,5 8,15
“Os elementos químicos e as cores do universo” 9,2 8,1 8,65
“A educomunicação no processo de ensino-
aprendizagem:
(Des)envolvendo
programa de implementação de uma web rádio educativa no
Instituto Federal do
Maranhão – Campus
Grajaú”
9,2 9 9,5 9,33
“AUDIOFIS: aplicativo
de audiobook de física
para alunos com
deficiência visual”
8,8 8,7 8,75
“Simulações
computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos”
9,4 9 9,2
“O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento” 9,5 9,4 9 9,3
“O leitor e a escrileitura
em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho”
8 9,23

 

RESULTADO

Ciências exatas e da terra – ensino médio

1° “Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos”

Orientador: Genilson V. Martins

 

2° “AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual”

Aluno: Antoniel Brito Andrade

Orientador: Genilson V. Martins

 

3° “Astrofotografia no sertão de Grajaú”

Aluno: Tifhany Kauany Dias De Freitas

Orientador: Genilson V. Martins

 

Ciências humanas – ensino médio

1° “O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento”

Aluno: Kaylany Sousa da Silva

Orientador: Charles dos Santos

 

Ciências sociais aplicadas – ensino médio

1° “A educomunicação no processo de ensino- aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú”

 

Aluno: Victor Ivo Sousa de Freitas

Orientador: Zaiama Karla da Silva de Almeida

 

Linguística, letras e artes – ensino médio

1° “O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho”

 

Aluno: Hyan Henrique Sampaio de Oliveira

Orientador: Joseylza Lima Silva

 

Ciências exatas e da terra – ensino superior

1° “Os elementos químicos e as cores do universo”

Aluno: Thássia Leandro Araújo Silva

Orientador: Genilson V. Martins

 

Fim do conteúdo da página