3º Seminário de Iniciação Científica
O Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) tem como objetivo a apresentação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica oriundos dos Programas PIBIC, PIBITI e PIVICT aprovados em editais da PRPGI e desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários na vigência 2019/2020.
Nesta página você encontra as informações consolidadas do 3º Seminário de Iniciação Científica (3º SEMIC) do Campus Grajaú do Instituto Federal do Maranhão.
PROGRAMAÇÃO DO 3º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFMA – GRAJAÚ | |||
TERÇA-FEIRA – 23/02/2021 | |||
MANHÃ | |||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PARTICIPANTES | PLATAFORMA |
9h – 9h30 | ABERTURA DO 3º SEMIC | Francisco Alberto Gonçalves Filho (Diretor Geral) Mara Regina de Sousa Matos Amorim (DDE) Jorcelyo Alencar Lima (DAP) Charles dos Santos (DPPGI) |
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube |
9h30 – 11h | PALESTRA MAGNA Ciências no Campus: a importância da Pesquisa e Inovação no Ensino Médio |
Profa. Dra. Liliane Barbosa Amorim (IFMA – Itapecuru-Mirim) |
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube |
TARDE | |||
14h30 – 15h | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 1: “Astrofotografia no sertão de Grajaú” |
Tifhany Kauany Dias De Freitas Orientador: Genilson Vieira Martins |
Sala no Google Meet |
15h10 – 15h40 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2: “Cozinha solar experimental: construção, análise de desempenho de fogões e fornos solares produzidos com materiais alternativos e de baixo custo” |
Karina da Silva Santos Orientador: Genilson Vieira Martins |
Sala no Google Meet |
15h50 – 16h20 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 3: “Os elementos químicos e as cores do universo” |
Thássia Leandro Araújo Silva Orientador: Genilson Vieira Martins |
Sala no Google Meet |
16h30 – 17h | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 4: “A educomunicação no processo de ensino-aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú” |
Victor Ivo Sousa de Freitas Orientadora: Zaiama Karla da Silva de Almeida |
Sala no Google Meet |
QUARTA-FEIRA – 24/02/2021 | |||
MANHÃ | |||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PARTICIPANTES | PLATAFORMA |
9h – 9h30 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 5: “AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual” | Antoniel Brito Andrade Orientador: Genilson Vieira Martins |
Sala no Google Meet |
9h40 – 10h10 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 6: “Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos” |
Genilson Vieira Martins | Sala no Google Meet |
10h40 – 11h10 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 7: “O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento” |
Kaylany Sousa da Silva Orientador: Charles dos Santos |
Sala no Google Meet |
TARDE | |||
14h – 14h30 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 8: “O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho” |
Hyan Henrique Sampaio de Oliveira Orientadora: Joseylza Lima Silva |
Sala no Google Meet |
15h – 16h30 | PALESTRA: Protagonismo da população negra na produção de saberes” |
Profa. Dra. Cidinalva Silva Câmara Neris (UFMA) |
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube |
16h30 – 17h | PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS | Comissão Organizadora | Canal do IFMA – Grajaú no YouTube |
17h – 17h30 | ENCERRAMENTO DO 3º SEMIC | Francisco Alberto Gonçalves Filho (Diretor Geral) Mara Regina de Sousa Matos Amorim (DDE) Jorcelyo Alencar Lima (DAP) Charles dos Santos (DPPGI) |
Canal do IFMA – Grajaú no YouTube |
PROJETOS A SEREM APRESENTADOS NO 3º SEMIC
Nº | Projeto | Coordenador (a) | Área |
1 | Astrofotografia no sertão de Grajaú | Genilson Vieira Martins | Astronomia (Ciências Exatas e da Terra) |
2 | Cozinha solar experimental: construção, análise de desempenho de fogões e fornos solares produzidos com materiais alternativos e de baixo custo | Genilson Vieira Martins | Física (Ciências Exatas e da Terra) |
3 | Os elementos químicos e as cores do universo | Genilson Vieira Martins | Astronomia (Ciências Exatas e da Terra) |
4 | A educomunicação no processo de ensino-aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú | Zaiama Karla da Silva de Almeida | Comunicação (Ciências Sociais Aplicadas) |
5 | AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual | Genilson Vieira Martins | Física (Ciências Exatas e da Terra) |
6 | Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos | Genilson Vieira Martins | Física (Ciências Exatas e da Terra) |
7 | O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento | Charles dos Santos | Sociologia (Ciências Humanas) |
8 | O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho | Joseylza Lima Silva | Letras (Linguística, Letras e Artes) |
Charles dos Santos (Presidente)
Denilson Silva de Vasconcelos
Hamilton de Arruda Souza
José Leal Rodrigues
Leandro Mourão Ceretta
Max Diego Cruz Santos
Paulo Henrique Leal de Sousa
Raimundo Nonato Lima da Silva
Renata Cristina Araújo Borges Gonçalves
Simone Cristina de Oliveira Silva
Tharcila Sousa Brito
Wandson Mendes Pessoa
Zilner Callera
RESUMO DAS NOTAS PARA PREMIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO | 1° NOTA | 2° NOTA | 3° NOTA | NOTA FINAL |
“Astrofotografia no sertão de Grajaú” |
9,1 | 7,9 | – | 8,5 |
“Cozinha solar experimental: construção, análise de desempenho de fogões e fornos solares produzidos com materiais alternativos e de baixo custo” |
8,8 | 7,5 | – | 8,15 |
“Os elementos químicos e as cores do universo” | 9,2 | 8,1 | – | 8,65 |
“A educomunicação no processo de ensino- aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú” |
9,2 | 9 | 9,5 | 9,33 |
“AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual” |
8,8 | 8,7 | – | 8,75 |
“Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos” |
9,4 | 9 | – | 9,2 |
“O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento” | 9,5 | 9,4 | 9 | 9,3 |
“O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho” |
8 | 9,23 |
RESULTADO
Ciências exatas e da terra – ensino médio
1° “Simulações computacionais para o ensino de física na educação de jovens e adultos”
Orientador: Genilson V. Martins
2° “AUDIOFIS: aplicativo de audiobook de física para alunos com deficiência visual”
Aluno: Antoniel Brito Andrade
Orientador: Genilson V. Martins
3° “Astrofotografia no sertão de Grajaú”
Aluno: Tifhany Kauany Dias De Freitas
Orientador: Genilson V. Martins
Ciências humanas – ensino médio
1° “O negro e a ciência no Brasil: de objeto a sujeito do conhecimento”
Aluno: Kaylany Sousa da Silva
Orientador: Charles dos Santos
Ciências sociais aplicadas – ensino médio
1° “A educomunicação no processo de ensino- aprendizagem: (Des)envolvendo programa de implementação de uma web rádio educativa no Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú”
Aluno: Victor Ivo Sousa de Freitas
Orientador: Zaiama Karla da Silva de Almeida
Linguística, letras e artes – ensino médio
1° “O leitor e a escrileitura em: O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho”
Aluno: Hyan Henrique Sampaio de Oliveira
Orientador: Joseylza Lima Silva
Ciências exatas e da terra – ensino superior
1° “Os elementos químicos e as cores do universo”
Aluno: Thássia Leandro Araújo Silva
Orientador: Genilson V. Martins
Redes Sociais